sábado, 14 de agosto de 2010

Internet: Autoria ou Plágio.

A História nos revela que o ser humano desenvolveu capacidade em criar e produzir, primeiramente para facilitar na sua sobrevivência, como exemplo disso tem o homem da pré-história que para se alimentar criou as armas de caça, e assim com o passar dos tempos muitos objetos foram criados para facilitar a sua vida tanto no trabalho quanto nos afazeres diários em sua própria casa e até mesmo no lazer.
Hoje, o mundo moderno nos oferece muitos objetos tecnológicos que facilitam a vida de todos os seres humanos, eles encurtaram distâncias, apressaram o trabalho diário, enfim nos trouxeram inúmeras facilidades, e como exemplo disso temos a Internet, a qual no plano educacional serve ao professor como ferramenta de grande importância, contribuindo para ampliar seus conhecimentos, tanto na pesquisa para si como para facilitar no trabalho metodológico diante de seus alunos. Porém sabemos que muitas pessoas viram esta como uma forma de facilitar o seu reproduzir e com isso, veio o plágio, onde segundo o dicionário plagiar é: “apresentar como seu (trabalho literário ou científico de outrem); imitar servilmente”. (DICIONÁRIO BRASILEIRO GLOBO, 1996). Diante disso, se algum texto escrito for publicado e este não deixou claro quem é o autor, isso é considerado plagio. E acredita-se que a Internet facilitou e muito para que isto viesse a acontecer, mesmo sabendo que diante da história da humanidade o plágio já vem sendo feito há muitos anos atrás.
Portanto, a partir desta problemática nós educadores temos um papel muito importante neste mundo globalizado, que é o de produzir e levar nossos alunos a se sentirem capazes de autoria própria e para isso devemos aprender e ensinar a usar a cópia mais segura, que é a citação, e a partir desta incluir a nossa opinião sobre o assunto que está sendo abordado, para que possamos ser autores, pois segundo Demo (2008) [...] “reter informação como se fosse vantagem é desfazer o tapete debaixo dos próprios pés, porque informação só faz sentido se compartilhada”. Não podemos ver a internet como destruidora da educação, e sim como uma nova ferramenta que veio facilitar a pesquisa, tanto para nosso aluno como para nós educadores do século XXI, que precisa desenvolver habilidades para trabalhar com todas as possibilidades que a Internet oferece, e uma delas é a autoria.

Referências:
DEMO, Pedro. Habilidades do Século XXI. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 34, n.2
FERNANDES, Francisco; GUIMARÃES, E. Marques e LUFT, Celso Pedro. Dicionário Brasileiro Globo. 46 ed. São Paulo: Globo, 1996.

Um comentário:

  1. Parabéns Pelo seu belíssimo texto!
    Concordo com sua opinião, a internet está ai para facilitar a pesquisa e a divulgação das informações. O que os usuários precisam fazer é saber utilizá-la.
    Abraço,
    Clélia

    ResponderExcluir

Sua contribuição e comentário será de grande importância para este blog.