sábado, 14 de agosto de 2010

DESIGN DIDÁTICO DE UMA AULA

Tema da aula: EXPERIÊNCIANDO ATRAVÉS DO VÍDEO O EXPRESSIONISMO ABSTRATO.
Objetivos:
- Conhecer um dos movimentos artístico da arte contemporânea: Expressionismo Abstrato.
- Experenciar as técnicas da pintura criada por Max Ernst e desenvolvida por Jackson Pollock (dripping – gotejamento) com tintas sobre papel madeira.
- Desenvolver a criatividade através da produção de um vídeo com o celular.
- Apresentar o celular como ferramenta no processo ensino aprendizagem

Público alvo: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II.

Teoria de aprendizagem subjacente:
A proposta apresentada foca o construtivismo, onde esta teoria afirma que as pessoas constroem conhecimento interagindo de forma ativa com o meio ambiente, onde o indivíduo não é, nem pode ser um mero banco de memórias que absorve passivamente o que se vê, ouve, sente, toca ou lê, pois não é desta forma que se constrói conhecimento, a idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Conteúdo a ser trabalhado:

- Arte Contemporânea: Expressionismo abstrato de Jackson Pollock.

Estratégias pedagógicas:
1º PASSO: Introduzir o conteúdo “Expressionismo Abstrato” através da apresentação do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_TNS0Bl6
2º passo: apresentar aos alunos a proposta de conhecer um pouco da obra de Jackson Pollock e as influências que ele sofreu do cubismo de Pablo Picasso e das técnicas de Max Ernst (dripping), contextualizando o momento histórico e as principais características da pintura expressionista abstrata e uma breve biografia do artista;
3º passo: na sala de Informática os alunos deverão acessar no site www.youtube.com/watch?v=CrVE-WQBcYQ (o pintor realizando uma de suas obras) para conhecer a técnica por ele utilizada;
4º passo: a turma será dividida em grupos, onde cada grupo deverá fazer uma pintura conforme a técnica utilizada por Jackson Pollock. Enquanto dois alunos do grupo realizam a atividade de pintura, o restante dos componentes irá com o celular filmar o desenvolvimento da atividade.
5º passo: após a filmagem todos os componentes deverão trabalhar no laboratório de informática para montar um vídeo no Movie Maker de cinco minutos. De fundo deverão colocar uma música que encaixe com a temática do conteúdo.
6º passo: os vídeos deverão ser apresentados para o grupão assim como as pinturas deverão ser expostas para apreciação.
Resultados esperados: habilidade no uso do celular como ferramenta para criar um vídeo; conhecimento sobre o contexto histórico do expressionismo abstrato, da vida e técnica de Jackson Pollock e desenvolvimento da criatividade através de uma pintura abstrata.
Avaliação: Se dará através da observação a reação e o comportamento dos alunos no decorrer das aulas tentando perceber as facilidades e deficiências de cada um durante o processo de ensino aprendizagem, lançando novos desafios para que o aluno explore todo o seu potencial. Para isso sugerem-se alguns critérios: participação nas discussões, comportamento durante as discussões, envolvimento com o tema, participação na produção do trabalho artístico e produção do vídeo, criatividade, organização.
Referências:
BECKETT, Wendy. História da Pintura. 1 ed. Ática: São Paulo, 2006.
portaldoprofessor.mec.gov.br
www.yotube.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua contribuição e comentário será de grande importância para este blog.